Você cuida da sua saúde, vai ao ginecologista ou ao proctologista, faz check up anual, exame de sangue, de urina, visita o dentista, cuida da alimentação e faz atividade física. Mas, e a saliva? Em algum momento você já realizou uma Sialometria? Pois deveria! 🙂

A quantidade e a qualidade da saliva estão diretamente relacionadas com o gosto que sentimos dos alimentos, a capacidade de engolir e de conversar, o hálito agradável, e de uma forma mais ampla, com toda a saúde bucal. No entanto, assim como outras tantas coisas na vida, a gente só entende a importância quando perde. Mas quer ver o quanto ela é importante? Imagine engolir um alimento com a boca completamente seca. Difícil, não é mesmo?

Então, previna-se! É comum que em alguns momentos da vida, em especial, aqueles marcados pelo estresse, cansaço ou ansiedade, é normal perceber a boca um pouco mais seca. Agora, caso essa sensação persista, você deve procurar um Cirurgião-Dentista qualificado para o tratamento das disfunções salivares e realizar uma SIALOMETRIA.

A partir desse exame é possível avaliar quantidade, qualidade, PH, fiabilidade e turbidez da saliva e identificar alterações antes que os problemas se agravem. Por isso, não espere o desconforto completo para procurar um profissional.

Um ambiente bucal ressecado favorece a descamação e a formação do biofilme lingual, uma das principais causas de alteração no hálito, de cáries e infecções inoportunas. Então, que tal incluir esse exame em seu próximo check up?

Cuidar da saliva é cuidar da saúde bucal, o que de forma ampliada, é cuidar da saúde!

Deixe um comentário

Abrir conversa
Entre em contato via WhatsApp
Olá! Entre em contato conosco via WhatsApp e retornaremos em seguida.