Cáseos Amigdalianos são bolinhas brancas ou amareladas formadas por restos alimentares, por células epiteliais descamadas, por mucina salivar, por bactérias e por outras coisas mais, que se acumulam nas criptas amigdalianas, que são pequenos orifícios que se abrem no interior das amígdalas.
A formação frequente de cáseos amigdalianos pode estar relacionada ao mau hálito, a amigdalites de repetição, à dificuldade de deglutição ou ainda à sensação frequente de que há algo parado na garganta. Aliás, é bastante comum que sejam expelidos, durante a fala, espirros ou tosse.
O tratamento conservador é baseado em um higiene muito efetiva para controlar a formação de biofilme lingual e, assim, diminuir a carga bacteriana e a formação de cáseos.
Por isso, se você perceber que está com a formação recorrente de cáseos, procure o Cirurgião-Dentista qualificado para as alterações do hálito e da saliva. Ele está preparado para conduzir seu tratamento e para atuar em parceria com o Otorrinolaringologista sempre que precisar, afinal, em casos extremos a criptólise a laser pode ser necessária, e o profissional saberá orientar você.