Você imagina como é a vida de quem acorda e vai dormir sentindo gosto amargo, metálico ou gosto “podre” na boca? Não é a toa que algumas pessoas com alteração de paladar se tornam deprimidas, tristes e chegam ao ponto de evitar a alimentação ou de sentir enjoo ao comer.
Estes transtornos de paladar são comuns, e os 3 mais frequentes são:
É muito comum que as pessoas associem o gosto amargo que sentem na boca ao mau hálito, no entanto, nem sempre, essa relação, é de fato, estabelecida: ou seja, sentir gosto amargo não significa que o hálito esteja obrigatoriamente alterado.
Mesmo assim, é importante procurar um Cirurgião-Dentista qualificado para o tratamento do hálito e das disfunções salivares para uma avaliação. Isso porque, além de afetar a qualidade de vida, alterações no paladar também comprometem a confiança e a segurança de quem convive com as restrições provocadas pelas dúvidas sobre o hálito
Essa condição pode estar associada a alterações no fluxo salivar, à saburra lingual, ao estresse, ao jejum prolongado, como efeito colateral de alguns medicamentos, a hábitos deletérios como a ingestão de bebida alcóolica e o cigarro ou a deficiência de vitaminas, entre outros.
A boa notícia é que há tratamento, e eu estou preparada para lhe ajudar a recuperar o prazer de uma boa refeição, a saúde de um fluxo salivar equilibrado e a segurança do hálito agradável.